5º EDIÇÃO STARTUP DAY – SEBRAE PIAUÍ

234
5º Edição Startup Day – Sebrae Piauí

O Sebrae realizou a quinta edição do Startup Day, neste sábado (18), em todo o país. Em Teresina, a programação ocorreu durante todo o dia, com palestras e networking, que aconteceu na sede do Sebrae, no Centro da capital.

O Startup Day é um evento totalmente gratuito, idealizado pelo Sebrae e co-criado com o ecossistema de inovação . O Sebrae entra com infraestrutura e o ecossistema de inovação desenvolve uma programação com voluntários que são referência para falar sobre empreendedorismo.

Para o gestor do projeto Sebrae Like a Boss, Samuel Moraes o objetivo é dar oportunidades para as pessoas conversarem sobre os projetos e fazer conexões.

Samuel Moraes – Gestor do projeto Sebrae Like a Boss – 5º Edição Startup Day – Sebrae Piauí

‘O evento é muito importante porque vai trazer conhecimento, dar oportunidade das pessoas conversarem sobre suas ideias e fazer conexões. Este evento Startup Day que está acontecendo hoje irá possibilitar que as pessoas vejam estas oportunidades de negócio e consigam empreender através da internet criando plataformas, soluções e aplicativos e assim o Sebrae leva mais uma, de encontro com a sua missão aos empreendedores levamos conhecimento e oportunidades’, disse Samuel.

Bruno Pinheiro – CEO da PiaR Comunicação – 5º Edição Startup Day – Sebrae Piauí

Durante a manhã, ocorreu duas palestras: Como apresentar sua ideia para o tubarão com Ana Karina Souza (Rede de Consultores); Como utilizar assessoria de imprensa para acelerar sua startup com Bruno Pinheiro (Piar Comunicação).

Ana Karina Souza – 5º Edição Startup Day – Sebrae Piauí

Para apresentar sua ideia para o “tubarão”, Ana Karina ressalta que deve se analisar a ideia no ponto de vista do mercado. ‘O ponto crucial é na realidade analisar sua ideia no ponto de vista do mercado, mesmo que não seja um especialista em apresentações, não tenha treino e não tenha experiência. Mas se você tiver domínio do que é sua ideia, consegue vender ela em qualquer momento para qualquer pessoa’, afirmou Ana Karina.

Marcus Linhares – Dr. em Inovação/Autor livro CHOQUE – 5º Edição Startup Day – Sebrae Piauí

O empreendedor e escritor Marcus Linhares, afirma que o Startup Day proporciona aos empreendedores conteúdos ricos para pegar as ideias e transforma-las em negócios. ‘Um evento como esse é importante pra quem está começando, pra que venha ter acesso a conteúdos ricos pra que as pessoas possam pegar suas ideias, transformar em negócios já de forma inovadora. Entender quais são as inovações que o mercado estão trazendo, e como essas inovações está resolvendo as dores das pessoas, procuram um mercado que seja grande, que tenham muitas empresas que possam ser clientes, pegar uma ideia que possa resolver um determinado problema’, ressaltou Marcus.

Marcus lançou em 2018, o livro C.H.O.Q.U.E. – Tratamento para o surto empreendedor. Aborda as principais dúvidas de todo empreendedor e oferece uma metodologia própria para ajudá-lo a colocar seu plano em ação levando em conta seis indicadores. ‘O C.H.O.Q.U.E é um método retratado num livro, método que criei a mais de 10 anos, duas vezes vencedor do Prêmio Educação Empreendedora Brasil, é uma sigla: C de Conhecimento, H de Habilidade, O de Operacionalidade, Q de Quanti-Qualidade, U de Uniformidade e E de Efetividade, são seis indicadores que você pode pegar uma ideia, e tentar analisar se a ideia é viável ou não’, conclui Marcus.

Cerca de 200 pessoas estiveram presentes no evento, dentre empreendedores, startups, empresários e profissionais do segmento de tecnologia, comunicação, publicidade e gestão.

Maia Veloso – Jornalista e Empreendedora – 5º Edição Startup Day – Sebrae Piauí

Para a jornalista e empreendedora, Maia Veloso, se dedicar é fundamental para qualquer negócio ter sucesso. ‘O Pablo Picasso diz uma frase que eu acho que endossa bem tudo: “A inspiração existe, mas ela precisa encontrar você trabalhando”. Então eu acho que trabalhar, se dedicar é fundamental para qualquer negócio dar certo, quando você alia isso, estar preparado com qualificação, tem um poder maior ainda, eu acho que sim que a criatividade faz sentido, quando se conecta a outras habilidades que precisa desenvolver, primeiro não existe talento, existe pessoas habilidosas, se você se torna habilidoso naquilo que deseja construir, e a informação e qualificação são relevantes nesta jornada, não tem como não dar certo, é só uma questão de tempo’, afirmou Maia.

 

Texto e Fotos por Lucas Braz – Colunista Sucesso Pede Mais @lucas16braz

 

Comments

comments