Ser líder servidor é uma questão de escolha.

2780

Este é o novo modelo de ser líder, através do servir…

deixar de ser,

para estar.

Ser: verbo que dá sentido de existência e características de uma pessoa ou coisa. …

Estar: verbo que expressa lugar e tempo com precisão; expressa o estado de uma pessoa e os momentos delimitados de uma ação…

O líder servo tem capacidade de persuadir, convencer e principalmente ter seguidores fiéis, pois conquista e influencia pessoas, se doando e ESTANDO com elas.

A liderança servidora é uma das formas mais antigas, desde a época de Jesus Cristo – exemplo de um líder servidor mundial. Esse tipo de liderança pode parecer meio espiritual e de certa forma não deixa de ser, porém transcende o mundo dos negócios, pois o líder servidor tem o grande desafio de não ser aquilo que o status, cargo ou função diz, mas fazendo-se sempre ao lado da equipe e contribuindo para o crescimento dos seus liderados.

Esse tipo de liderança, tem algo especial e aprende a trabalhar com a insatisfação positiva, ou seja  impulsiona sua equipe e seus liderados ao crescimento.

lider

“Liderança é o processo de influir nas atividades do grupo com vistas ao
estabelecimento e ao alcance de suas metas” (STOGDILL, apud CHEMERS;
FIELDER, 1981, p. 3).

Liderança refere-se à “influência interpessoal exercida numa dada situação e
dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais
objetivos específicos” (CHIAVENATTO, 1994, p. 137).

“Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem
entusiasticamente, visando a atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio
da força do caráter” (HUNTER, 2006, p. 18).

Ser líder servidor é uma questão de escolha, de escolher servir à
humanidade. Pois essa liderança deixa marcas, constrói legado, e acima de tudo, é exemplo a ser seguido.

Para ser uma liderança servidora o líder precisa das características fundamentais de um verdadeiro servidor, tais quais:

Honestidade e confiabilidade: O verdadeiro líder servidor é honesto e passa confiança para sua equipe e seus liderados, não esconde os resultados e nem os fracassos, pois ele sempre ver o resultados como o todo.

Bom Exemplo: Para conseguir influenciar pessoas, o líder servidor dever está sempre pronto para ajudar e estar junto nas situação difíceis e dar caminhos resolutivos para sua equipe, assim ele será bom exemplo de dedicação.

Cuidadoso: Ser cuidadoso nas colocações, saber chamar atenção e dar feedbacks construtivos é uma característica forte da liderança servidora.

Bom ouvinte: Quando somos bons ouvintes, ganhamos a confiança das pessoas e elas ficam mais a vontade para dar suas opiniões, compartilhar aquilo que elas estão pensando, a gestão compartilhar é um requisito de um líder servidor.

Encorajar as pessoas: O papel do líder servidor é desenvolver e mostrar para seus liderados suas competências, e fazer que as pessoasconsigam atinge a alta performance diante dos seus resultados.

Atitude positiva e entusiástica: Acredita, ter positivismo diante das dificuldade, e acima de tudo fazer que os liderados são capazes, motivando, direcionando e dando caminhos para resolução dos problemas é um pilar da liderança do servir.

Gostar de Pessoas: O verdadeiro líder serve, mais acima de tudo gosta de pessoas, amante de gente não pode deixar e nem desistir jamais do ser humano.

O líder servidor tem como foco principal pessoas, pois acredita que para os resultados ser atingido elas são necessárias.

‘”-Eu sou amante de pessoas, nunca irei desistir delas!”

Acredito que todos nós temos uma missão. Crer na humanidade nos dias de hoje, pode ser até um desafio para muitos, porém o sentimento do um verdadeiro líder servidor é a gratidão, em tudo e em todos os resultados que ele consegue através das pessoas.

Autora: Angla Oliveira

assinatura

Comments

comments