Os 5 Pilares Estratégicos da Comunicação Digital

689

Afinal o que é Comunicação Digital?

É uma nova forma de se comunicar on-line, uma nova faceta da tão conhecida Comunicação Social.

A utilização de computadores ligados às novas tecnologias, como a internet, possibilita a disseminação da informação pelos quatro cantos do mundo apenas movendo os dedos das mãos. Que legal, né?!!!

E o mais interessante é que essa acessibilidade está ao alcance de qualquer pessoa.

Esta nova faceta da Comunicação Social aparece em cena para renovar as formas de comunicação possíveis, através da internet. Qual é a importância dela no nosso cotidiano?

Os benefícios desta comodidade são refletidos de pessoa para pessoa.

Há quem utilize internet por necessidade, por lazer, por trabalho ou até mesmo por malícia.

 

Assim como na sociedade, a rede virtual é formada por todos os tipos de pessoas e diversas situações inimagináveis. O modo de utilizar estas ferramentas e suas consequências, portanto, são variáveis.

 

A Comunicação Digital acabou tornando-se essencial para o progresso de empresas e de qualquer profissional liberal, mesmo aqueles informais que buscam na internet uma alternativa de ganho extra.

Essa nova linguagem veio para aproximar as pessoas da chamada aldeia global. Muitos temem que ela substitua de vez o comportamento humano, porém, para não nos tornarmos escravos da tecnologia, é necessário utilizá-la de forma consciente.

 

A rede pode inclusive ajudar pessoas a aumentarem seu leque de oportunidades, além do seu círculo social, é necessario apenas descobrir os pilares essenciais para o seu sucesso digital.

 

Por isso, para ajudar você nessa saga, vou listar aqui os 5 pilares estratégicos – alguns segredinhos – que podem te ajudar a produzir um conteúdo com potencial compartilhável, nas redes sociais.

 

01- ENGAJAMENTO

É a palavra do momento na internet.

Engajamento é envolvimento, interação, relacionamento com a marca, que vai além do número de seguidores em uma rede social ou likes em uma postagem.

Ele deve ser, sobretudo uma possibilidade clara (e aberta) de colaboração para melhoria daquela empresa ou negócio.

 

02- RELACIONAMENTO

Um jeito de fazer com que o seguidor se engaje com a marca é se relacionar com ele.

Assim, toda empresa precisa desenvolver uma comunicação com seus públicos de interesse , formadores de opinião e influenciadores.

O meio digital proporciona um excelente ferramenta para a gestão de imagem e reputação.

O marketing de relacionamento cria uma relação de confiança e credibilidade com os seus SEGUIDORES, transforma visitantes em clientes/seguidores fidelizados.

 

03 – CONTEÚDO

As pessoas precisam ver valor na postagem independente do formato (seja ela um vídeo, um link, uma foto etc.). Se algo trouxer valor para as pessoas, elas vão compartilhar essa postagem.

Bons conteúdos geram engajamento.

 

04 – DESIGNER

Aquele velho ditado que “uma imagem vale mais do que mil palavras” é muito real.

O design é a maneira com que você se apresenta ou se comunica com o seu público. A comunicação visual de uma empresa não poderia existir sem a existência do design, assim, sua importância não pode ser ignorada.

 

05 – PRESENÇA DIGITAL

Os usuários de internet estão nas Redes Sociais interagindo com pessoas por um interesse comum – e se engajado com a marca vai indicar nas redes aos amigos 

Isso significa que o mundo tornou-se digital!

Então, se as pessoas estão cada vez mais conectadas e você/ou o seu negocio aparece para o seu público-alvo, é sinal que você mantém uma presença digital forte, ou seja, seu negócio está onde o usuário está, você está sendo “visto e sempre será lembrado” é só lembrar daquele velho ditado popular né?!!!

A experiência no dia-a-dia mostra que não é preciso construir todos os pilares de uma só vez, a ativação de cada um deles é gradativa na medida em que a estratégia é testada e evolui no decorrer do tempo. 

 

Isto que é o mais interessante, você pode testar rápido, errar rápido e consertar rápido!

Engaja aqui comigo, vai?!

Comenta também!!!

Vamos construir um relacionamento a partir de agora?

Até o próximo texto!

Adriana Marques – Administradora, especialista em Gente, Gestão, Projetos, Tutoria EAD, Docência do Ensino Superior, Formação Internacional Professional e Life Coaching, Líder Coach de alta performance.

Comments

comments