O que é RSVP e qual a sua importância para um evento

324

RSVP é uma sigla da expressão francesa “Répondez S’il Vous Plait” que no português, em tradução livre, significa "Responda Por Favor". É muito comum vê-la em convites para eventos como casamento, onde a confirmação da presença é imprescindível.

Adequando-a da melhor forma, a expressão correta seria “Favor Confirmar Presença”. Em qualquer tipo de evento, seja ele social ou coorporativo, é de extrema importância saber a quantidade exata ou, pelo menos, a quantidade média de convidados, pois isso irá interferir bastante na logística do evento.
No Brasil, ainda não é muito comum (infelizmente) os convidados terem o costume de confirmar a presença para participar do evento. Na maioria das vezes, o que acontece é o serviço de assessoria e cerimonial do evento entrar em contato e confirma a presença, diante da lista com contatos e nomes, que lhe é entregue, para a realização das confirmações.

A decisão do local do evento, do que servir, da quantidade de comida e bebidas, da necessidade de alugar móveis para acomodar todos… tudo depende do número de convidados.

Nem sempre é possível convidar todas as pessoas que conhecemos e gostaríamos de ter por perto em uma ocasião especial. Por isso, um convite deve ser tratado com muito carinho e consideração, independente do tamanho/tipo da festa. Provavelmente, alguém deixou de ser convidado para que você fosse. Confirmar presença em um evento, ainda que não venha expresso o pedido de RSVP no convite, é um código de amizade e respeito, é contribuir para o sucesso do evento para o qual fomos convidados, que pode ser feito de forma simples, por e-mail, Whatsapp ou telefone.

Quando o anfitrião não recebe as confirmações de presença, ele considera o número total de convidados para quem enviou convite e acaba contratando tudo pensando no máximo de pessoas presentes. Muitas vezes isso causa um custo desnecessário, que poderia ser evitado com o RSVP. Mesmo quando não temos certeza sobre a data, devemos nos manifestar, informando a possibilidade de estarmos presentes. Também sabemos que imprevistos acontecem e, se por acaso a presença já foi confirmada e algo aconteceu, o ideal é que no dia seguinte da festa possamos nos desculpar pela ausência com um cartão carinhoso ou flores. Uma ligação também é bem-vinda, explicando brevemente o motivo da ausência inesperada e agradecendo mais uma vez pelo convite.

Não deixe isso passar em branco no seu evento. Evite transtornos!

 

Comments

comments