Um novo olhar sobre si mesmo!

705

Em nosso mais íntimo ser existe a luz, existe a inteligência, existe um caminho a ser visto e compreendido como único e pessoal. Por isso é importante se dar conta das próprias características e com elas fazer nascer um novo olhar sobre si mesmo. Assim, analisando os temas e conteúdos dos Cursos de formação em COACHING este é o primeiro ponto que me chama a atenção: a questão do autoconhecimento.

                        O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas.

renove2

A viagem interior vivida durante a imersão proposta pelos cursos de coaching, faz pensar numa introspecção que nos leva até aquele particular que talvez ainda precise ser descoberto. Ou, caso já se conheça, quiçá possa tomar força e mostrar-se ainda mais intenso, promovendo a expansão da própria personalidade. Igualmente, é possível que cada um se depare com aspectos considerados como problemas, dificuldades de suas vidas.

O Coaching é um processo que significa tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória. É um mix de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras visando à conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro. Trata-se de um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada.

o-coaching-comeca-na-sessao-zero3

Há diversas teorias sobre a origem do termo coach no contexto do desenvolvimento de pessoas, mas, em algum lugar da história, ele compartilha um ancestral comum com o verbo em inglês “coax”, que significa PERSUADIR.

O profissional de coaching atua como um ESTIMULADOR externo que desperta o potencial interno de outras pessoas, usando uma combinação de flexibilidade, insight, perseverança, estratégias, ferramentas pautadas em uma metodologia de eficácia comprovada e, então, o Coach (Profissional) acompanha seu Coachee (Cliente), demonstrando interesse genuíno (às vezes chamado de carisma) para APOIAR os seus clientes de Coaching (Coachees) a acessar seus recursos internos e externos e, com isso, melhorar seu desempenho.

O Coach, tem a função de estimular, apoiar e despertar em seu cliente – o coachee, o seu potencial infinito para que este conquiste tudo o que deseja.

As sessões de Coaching, individuais ou em grupo, podem ser realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e tem duração, em média, de quarenta minutos à uma hora e meia, tudo isso definido em comum acordo entre Coach e Coachee. E todo o processo, tem um objetivo alcançável, específico, contextualizado, iniciado e mantido. Podendo esse, ser dividido em metas menores, ou seja, smartirizar as metas para facilitar a visualização dos resultados.

download

Se há uma busca pessoal em mudar algo em si mesmo ou fazer o refinamento apropriado para liberar a própria vida para ações ainda mais assertivas e positivas, então o momento para buscar um profissional coach ou fazer uma formação de coaching é oportuno.

“Ser um profissional Coach para mim é muito mais que apenas uma carreira, é uma missão de vida.”

Todos nós temos um jeito particular de enxergar o mundo. Sempre que olhamos para algo ou alguém, nossas crenças e experiências influenciam nossa percepção. Por isso, é muito comum cada pessoa ter uma interpretação completamente diferente sobre a mesma imagem ou situação. .

É muito comum empresas procurarem definir sua missão para se manter no caminho do crescimento e do desenvolvimento. Agora eu pergunto: e nós?

Você sabe qual é sua missão neste mundo?

Alguma vez você olhou para dentro de si e se perguntou o que está fazendo neste planeta?

Eu sim.

E por isso sei que a missão é a energia que gera o alto desempenho. É a energia da vida.

Os espiritualistas acreditam que pessoas com projetos de vida que beneficiam o próximo recebem de Deus uma espécie de bônus para viver mais, a fim de concluir sua missão. Mas há quem viva sem nunca sequer ter se perguntado o que está fazendo neste planeta, qual é o sentido de sua vida e o que pode fazer para de contribuir para um mundo melhor.

Se você estiver consciente de sua missão, de seu propósito, e se comprometer verdadeiramente com isso, será merecedor de uma colheita abundante de prosperidade e alegria como jamais imaginou. Pense bem e verá que a vida só vale à pena quando temos algo maior que nos impulsiona a ir além. Do contrário, ela pode ser apenas uma sucessão de dias mais ou menos interessantes.

É por isso que insisto: se você quer que a sua vida tenha mais sentido, defina seu propósito e, a partir daí, faça as escolhas certas para que possa sustentá-lo, coloque em prática as ações que o levarão à realização.

O meu objetivo é desafiar as pessoas a ir em busca da realização de todo o seu potencial, a viver de forma tão intensa que, na hora de dormir, sintam um tremendo orgulho das pegadas que têm deixado neste mundo.

E então, se sentirem plenas em qualquer profissão e em todos os seus relacionamentos.

 

Adriana Marques – Administradora, especialista em Gente, Gestão, Projetos, Tutoria EAD, Docência do Ensino Superior, Formação Internacional Professional e Life Coaching, Líder Coach de alta performance.

Comments

comments