“Mulheres Fortes” na luta pelo empoderamento!

1677

Há muito tempo as mulheres deixaram de ser coadjuvantes na nossa sociedade…

Muito foi conquistado desde o século passado – e muito ainda há de ser superado quando se trata da luta pela igualdade de gêneros.

É isso que defende a “sororidade”- sendo um dos pilares do feminismo que se refere à irmandade entre as mulheres. É empatia, companheirismo e proteção. É aceitação, concordância e colaboração.

Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.

Foi nesse propósito que aconteceu, na manhã do dia 21/06/2017, um encontro entre as empresárias Adriana Marques (também embaixadora da escola de você em Teresina), e  Josilene Lima (Strada Turismo), com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Teresina, representada pela secretária municipal Macilane Gomes, unido-as em projetos e parcerias, para alavancar o movimento de empoderamento feminino em Teresina.

whatsapp-image-2017-06-21-at-12-31-14whatsapp-image-2017-06-21-at-11-52-242

whatsapp-image-2017-06-21-at-11-52-23

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), surgiu da necessidade e da reivindicação dos movimentos de mulheres organizadas, a fim de se constituir um canal de articulação e fortalecimento do atendimento e garantia dos direitos da mulher em Teresina e veio para reforçar e garantir os direitos e políticas públicas para mulheres nesse município.

Através da Rede de atendimento institucional, movimento de mulheres e do controle social, esta Secretaria soma esforços para atender as mulheres de Teresina, respeitando diferenças ideológicas, religiosas éticas e sociais.

Também engajadas nessa luta, Adriana e Josilene, já desenvolvem ações em prol do empoderamento da mulher, cada uma, paralelamente, em seus ambientes corporativos e sociais e após se conhecerem pelas redes sociais, perceberam que unidas teriam mais chances de alcançarem seus objetivos do que separadas.

“Temos a preocupação de conscientizar a mulher sobre a sua valorização pessoal e social, o nosso objetivo é lutar pelo empoderamento da mulher e pela materialização da sororidade, pois juntas somos mais fortes”

Quando se acredita e se aplica a sororidade, mulheres se apoiam. Não há rivalidade, mas progresso. Em muitos casos, elas passam a trabalhar por si mesmas e pelas outras. Elas geram empregos para mulheres, permitem que mulheres contribuam e se tornem inspirações – e se deixam levar sendo inspiradas por elas.

Mulheres unidas acarretam mudanças significativas na sociedade. Não é preciso ser melhor amiga da outra para investir e acreditar nela. Basta estar lá por ela, ser empática, ser companheira, ser protetora.

Porque de fato, como diz a frase da grande filósofa Simone De Beauvoir:

ser mulher não é fácil, é uma constante construção dentro de si e da sociedade, até que se torne uma verdadeira mulher.”

Adriana Marques – Administradora, especialista em Gente, Gestão, Projetos, Tutoria EAD, Docência do Ensino Superior, Formação Internacional Professional e Life Coaching, Líder Coach de alta performance.

 

Comments

comments