Liderança Servidora!!!

789

Alguns novos modelos de gestão estão tomando lugar nessa nova realidade e não poderia ser diferente no tocante a liderança…

Tema bastante discutido no meio dos negócios, mas também nas outras áreas onde haja atuação de grupos e equipes. A liderança servidora na administração consiste em aplicar o pensar não somente nos negócios, mas também nas pessoas. Seja no âmbito de empresa privada ou de órgãos públicos.

E foi sobre esse assunto que a nossa parceira Angla Oliveira* foi conversar, com os colaboradores da Secretaria de Educação de Aldeias Altas – MA, nesse último dia 14 de junho, abaixo seu depoimento a nossa equipe:

” Gratidão! agradeço a Secretaria De Educação de Aldeias Altas por esse momento, despertar o desejo dos gestores da educação é algo importante para uma aprendizagem de qualidade.  o processo de liderança nas organizações vem mudando, antes era Aquele profissional que tinha perfil de um chefe distribuidor de ordens e definidor de regras agora passou-se a exigir um perfil de influenciador estratégico. Assim, os cargos de liderança passam, também, a servir aos seus liderados, com profissionais disponíveis para ouvir e ajudar, sempre conduzindo sua equipe ao autoconhecimento e à superação.” – Angla Oliveira.

19105801_1694635500842517_7512384983077263035_n

*Angla Oliveira – Graduada em Ciências contábeis, Especialista em Controladoria e finanças/ Gestão de Pessoas, Docência no Ensino Superior. Professora de graduação e pós-graduação, facilitadora de cursos e treinamento, Palestrante. Parceira e colunista no sucessopedemais.com

19146252_1694636170842450_5873390736687746059_n

E para aqueles que ficaram curiosos para saber quais são as características de um líder servidor, segue algumas dicas:

Um líder servidor é aquele que:

Valoriza ideias e opiniões. Um líder servidor valoriza muito as contribuições recebidas e regularmente procura opiniões de seus colegas de trabalho. Estabelece uma cultura de confiança e respeito. Um líder servidor conquista a confiança e o respeito ao seu redor, assim seus subordinados sempre estão altamente comprometidos com o trabalho e satisfeitos com sua liderança.

Promove outros líderes. Replicar novos lideres é tão importante para o líder servidor que quase se torna uma missão de vida. Ensinar os outros a liderar, oferecendo oportunidades para o crescimento e demonstrando pelo seu exemplo. Isso significa que o líder nem sempre é líder, mas em vez disso, desisti da energia de algo para colocar outros para liderar.

Importa-se em ajudar os outros. Ajudar as pessoas com as questões da vida e não apenas a trabalhar questões. É importante oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal para além do trabalho. Vamos dizer que você execute um programa da empresa para perder peso, ou para dar uma aula de etiqueta. Nenhum deles pode ajudar a uma necessidade corporativa imediata, mas cada um pode ser importante.

Incentiva. A principal característica de um líder servidor é encorajamento. E um líder servidor verdadeiro diz: “Vamos fazer” e “não, você vai fazer isso”.

Possui um grande poder persuasão na sua comunicação.Um líder servidor é o oposto de um ditador. É um estilo feito para persuadir, e não comandar.

Pensa em longo prazo. Um líder servidor pensa na próxima geração, no próximo líder, na próxima oportunidade. Isso significa uma troca entre o que é importante hoje e o amanhã, e faz escolhas para beneficiar o futuro.

É totalmente humilde. O líder não usa um título como uma forma de mostrar quem está no comando, não acha que ele é melhor do que todos os outros, e age de uma forma a cuidar dos outros. Ele pode, de fato, pegar o lixo ou limpar uma mesa, porque possui autoconhecimento suficiente sobre sua personalidade e reconhece suas competências.

Adriana Marques – Administradora, especialista em Gente, Gestão, Projetos, Tutoria EAD, Docência do Ensino Superior, Formação Internacional Professional e Life Coaching, Líder Coach de alta performance.

 

 

 

Comments

comments