Home Office e as vantagens de aderi-lo

203

Você já se perguntou como seria seu trabalho caso você conseguisse desenvolve-lo em casa?

 Mesmo você sendo um empreendedor, o seu próprio gestor?! Engana-se quem acha que isso é uma “viagem” e que as empresas jamais permitiram que um funcionário pudesse realizar suas atividades sem ter que se direcionar a empresa obrigatoriamente. Mas, hoje, isso possível através da tecnologia que rompe as barreiras do espaço e diminui distâncias, promovendo cada vez mais conectividade.

Em uma era em que a economia compartilhada movimenta bilhões, enquanto questões de sustentabilidade revelam sua urgência, modelos convencionais de gestão estão sendo questionados para abrir espaço a formas menos tradicionais, mas mais eficazes, de organização do trabalho. É o caso do sistema de home office, atividade de utilizar a própria residência como escritório ou fazer dela uma extensão da empresa.

Trata-se de um tipo de sistema formalizado por cada vez mais organizações, em busca de redução de custos e aumento da produtividade. Nos Estados Unidos o home office é uma realidade estabelecida. Segundo pesquisa realizada pela SAP Consultoria com 200 companhias que atuam no Brasil, 36% permitem o trabalho remoto. Dessas, 42% já formalizaram a prática. Ou seja, os números são crescentes. No entanto, nem sempre você fará tudo de casa. Algumas tarefas exigem que o colaborador vá até o local de trabalho todos os dias da semana. Isso ocorre quando as ferramentas que ele utiliza para executar seu trabalho não podem ser retiradas da empresa (por não serem portáteis, serem perigosas ou sigilosas). Outro motivo é quando o trabalhador depende da interação exclusivamente presencial com outras pessoas, de dentro ou de fora da empresa, todos os dias da semana.

E, finalmente, existe a regra dos três perfis: ambiente de trabalho, família e colaborador devem possuir as características necessárias para que o teletrabalho seja realizado de forma adequada e producente. Um profissional que é movido a chefe, montou seu home office na cozinha ou não tem uma família colaborativa, por exemplo, terá dificuldade para trabalhar remotamente.

Seja por empresa ou por conta própria, para funcionar com produtividade, o home office exige um grande auto controle e uma dose extra de disciplina. Não esqueça!

 

Comments

comments