Quer Decolar na Carreira? O que é uma carreira de sucesso?

469

Muitos associam carreira de sucesso ao conhecimento cientifico – faculdade ou universidade, cursos ténicos , a vida corporativa na empresa que você atua e etc… 

foto-625x359

Mas não é bem assim, na verdade a carreira é uma grande estrada, é o somatório de suas experiências ao longo da sua vida, sejam elas pessoais ou profissionais. É tudo que você estudou ou estuda, o trabalho que desenvolve, as pessoas que você se conecta. E o sucesso é o resultado de tudo isso, das suas conquistas, decorrente das atitudes que você tem diante de todas essas experiências vívidas.
Então podemos dizer que para decolar na carreira e ter sucesso, isso depende da nossa AÇÃO e do nosso planejamento estratégico, onde podemos traçar, antecipadamente,as diretrizes para direcionar nossas ações e obter a maior efetividade delas.
A primeira atitude que devemos tomar é indagar: Para onde eu vou?
Tenha um norte e uma visão de futuro! Pois como já dizia Sêneca: “nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde que ir”.
E logo em seguida se responda: O que eu quero alcançar? Onde eu estou e onde eu quero chegar? Procure visualizar seu caminho e seu destino.
Ter uma visão sobre como você quer que a sua carreira seja é fazer um convite ao gestor da sua vida e chamá-lo a embarcar no rumo que deseja alcançar. E quem pode gerir melhor seus anseios, seus desejos e seus sonhos do que você próprio? E uma dica – não faz sentido comparar carreiras, o sucesso é diferente para cada um. Cada um tem o seu próprio caminho no sucesso. Eu tenho as minhas conexões, meus valores, minhas aspirações de vida e o outro também terá as suas próprias, esse processo de concientização irá ser responsável pela realização da sua evolução para um nível superior de percepção, capaz de responder aos desafios apresentados no seu momento de vida, seja nos negócios, carreira profissional, relacionamentos pessoais e afetivos, casamento, família, espiritualidade entre outros todos importantes..
Crie o seu Planejamento Estratégico Pessoal – PEP, pois da mesma forma que as empresas traçam seu direcionamento e avaliam seus resultados com balanços periódicos, eu convido você a fazer o planejamento estratégico da sua vida:
• Procure identificar as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que podem afetar o cumprimento da sua missão do seu objetivo de vida.
• Avalie as situações externas atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitada por você, irão influenciar positiva ou negativamente.
• Analise as características particulares que te influenciam positiva ou negativamente.
• Identifique as pessoas que fazem parte de seu relacionamento e podem ajudar a alavancar seus objetivos, seja no ambiente pessoal (familiar), profissional, educacional, financeiro, etc.
• Mantenha relacionamentos produtivos (e não interesseiros somente), dá trabalho e envolve dedicação, sinceridade e integridade.
• Busque pessoas que podem servir de mentores ou referências em algumas áreas de sua vida.
• Defina ações (nível macro) que precisam ser feitas, considerando o ambiente para atingir os objetivos, respeitando os valores e visando cumprir sua missão pessoal (propósito de vida) – Pessoal: à família, saúde, lazer (filosofia de vida, religião, esportes, cinema, viagens, teatro etc.).; – Profissional à educação, desenvolvimento, carreira, networking, empregabilidade, negócios, projetos etc. ; – Financeiro à fluxo de caixa, independência econômica, poupança, investimentos, visão de futuro, patrimônio financeiro etc .
Estabeleça metas de curto, médio e longos prazos: Onde você prentende estar daqui a 01 ano? e daqui a 05 anos? e daqui a 10 anos?
imagem1
Depois de traçado seu objetivo e o planejamento estratégico de suas ações, tenha a coragem de se dedicar ao cumprimento delas. As habilidades ténicas faz você ter uma boa carreira, mas as habilidades comportamentais vai definir e alavancar sua carreira para o sucesso.
Dentro de cada um de nós, mora um lenhador e também um agricultor, que todos os dias, precisam cortar e plantar árvores. Afie seu machado quando for necessário podar ou cortar atitudes e maus hábitos e tenha em mãos as sementes das árvores que você deseja plantar e colher os frutos!
Vence quem melhor se prepara!
Vence quem se aprimora sempre!
Vence quem planeja muito bem!
Vence quem acredita primeiramente em si próprio!
Vence quem adquire comportamentos de sucesso!
Porque sucesso pede mais! todos os dias!
Autora:
drica-redondo
      Adriana Marques 
      Administradora e Coach

Comments

comments