Como os seus sonhos tem impulsionado a sua vida?

626

O que é sonhar?

Os sonhos que vamos falar aqui não são daqueles que temos apenas quando dormimos, mas daqueles que sonhamos até mesmo quando estamos acordados. 

“Uma vida sem sonhos é uma manhã sem orvalho, um céu sem estrelas, uma mente sem criatividade, uma emoção sem aventuras”. Augusto Cury.

Desse modo não tem sentido viver a vida sem sonhos, porque os sonhos é o combustível que move o carro da nossa vida, nos desafia e nos encorajam a seguir a nossa jornada, mesmo diante de tantos obstáculos.

Sem sonhos, vivemos sem metas e sem projetos de vida. Para que a vida seja verdadeiramente vivída ela precisa ser desafiante, provocar mudanças e muitos aprendizados.

Não é sonho utópico, mas sonho com disciplina, planejamento e ação.

Quando falamos em ter uma consciência financeira de qualidade à primeira coisa que falamos é em realizar sonhos. E aí, muitas vezes, descobrimos que se os sonhos não existirem ou se eles forem pequenos demais, estamos vivendo uma vida de desperdícios de recursos, de tempo e de energia. É uma vida sem sentido, viver apenas por viver.

Ao contrário de quando temos propósito de vida, de quando sabemos o que queremos alcançar, quando os nossos sonhos nos impulsionam para ações planejadas que nos levam a realizações.

Desse modo, sabemos o caminho que devemos seguir e quais as ferramentas e recursos que serão necessários para alcança-los.

Os sonhos nos inspiram e nos contagiam a buscar alternativas e possibilidades de realização.

Aprendemos muito com cada desafio, e também ficamos muito felizes com cada conquista alcançada, por devemos sim comemorar cada conquista, porque isso nos dá ânimo para continuar na jornada com mais garra e entusiasmo.

Na busca pela realização de nossos sonhos precisamos fazer escolhas, afinal, a vida é feita de escolhas e, no momento em que fazemos uma escolha, estamos abrindo mão de todas as alternativas disponíveis para nós.

E é nesse momento que temos que ter bem definido qual o nosso objetivo para que possamos tomar as decisões mais assertivas possíveis sem ficar sofrendo pelo que deixamos para trás.

E para que os sonhos não fiquem apenas na imaginação é preciso ter foco. Como diz Paulo Vieira em seu livro “O Poder da Ação”, existem três tipos de foco.

Foco visionário, saber com clareza onde queremos chegar.

Foco comportamental, ter comportamentos que produza mudanças em direção aos seus objetivos.

Foco consciente é ter os dois outros focos trabalhando de forma coordenada para a realização dos objetivos.

Tudo isso somado a um planto de ação passo a passo, prazos definidos, metas claras e tangíveis aliadas às ações assertivas e planejadas, a vitória é garantia certa.

Muitas vezes precisamos buscar outros conhecimentos diferentes daqueles que temos ou o apoio de outras pessoas para que o processo seja facilitado ou certamente alcance resultados ainda maiores do que aqueles que planejamos.

Mas os “não” que encontramos pela frente não podem nos desanimar, apenas servir como um desafio a mais na jornada, para que a vitória tenha ainda mais sabor. Ter a confiança da realização dos nossos sonhos é algo fundamental no processo.

Fatos ou situações ocorrerão para nos desanimar, pessoas que nos jogam para baixo, dizendo que nossos sonhos são grandes demais, mas a nossa autoconfiança, o pensamento positivo e os nossos valores é o que nos fortalece e nos emburrar para frente. Precisamos ter hábito de pensar positivo todos os dias, acordar já dizendo “eu decidi ser feliz hoje”. Com essa confiança você fica blindado e nada de negativo estraga o seu dia.

Acreditar que podemos já é um grande avanço. Por que somos o que acreditamos ser. O universo nos entrega àquilo que mais vibramos. Nós podemos ser tudo o que quisermos e acreditar que podemos, trabalhando para que tudo aconteça, o universo conspira a nosso favor, simples assim. A presença dos sonhos transformam nossas vidas! Tenha uma vida de sonhos grandiosos!

Até a próxima! Deixe seu comentário, será um prazer saber sua opinião!

Helena Matos

Comments

comments