A sua autoestima usa salto alto ou baixo?

428

Hoje iremos falar como o nosso estado de espírito influencia na nossa forma de nos vestir…

Mais precisamente como a nossa autoestima interfere na maneira como cuidamos de nós mesmas.

Segundo a psicologia, a autoestima consiste numa avaliação subjetiva que determinado indivíduo faz de si próprio.

 

A autoestima esta diretamente ligada à autoconfiança.

É claro que na vida temos momentos de tristeza, solidão, o problema é quando isso se torna uma rotina.

A baixa autoestima decorre de diversas dificuldades emocionais, tais como sentimentos de culpa, vergonha, medos, inseguranças e diversos outros. Quando esses sintomas são rotineiros, é um sinal que a pessoa está precisando dá mais atenção para o seu equilíbrio emocional.

As pessoas que tem autoestima baixa, que não tem perspectivas, só se permite limitar e fracassar. Ao contrário das pessoas com autoestima alta e positiva são capazes de superar qualquer desafio, por mais difícil que seja.

A autoestima é o principal alicerce sobre o qual o nosso crescimento pessoal e emocional é formado. Assim, dependendo de como você se sente sobre si mesmo, ela afeta positiva ou negativamente as outras parcelas que constituem a sua vida: o trabalho, as relações e as razões pessoais mais importantes. Por isso, toda diva tem autoestima elevada.

“Querer ser outra pessoa é desperdiçar a pessoa que você é.”-Kurt Cobain-

E para que você seja uma pessoa que cultiva a autoestima elevada e autoconfiança indico aqui 10 dicas valiosas, porque a verdadeira beleza é aquela que vem de dentro pra fora, que faz você sorrir todos os dias apesar dos momentos pelos quais passa.

  1. Autoconhecimento

É incrível o poder do autoconhecimento, a máxima socrática mais conhecida “conheça-te a ti mesmo”. Quando nos conhecemos sabemos o que queremos e o que nos faz feliz.

  1. Confiança em si mesma

Nunca se esqueça de agir de forma coerente com o que você pensa e sente. Acima de tudo, nunca deixe de confiar em si mesmo. Lembre-se de que cada um de nós tem a nossa própria percepção da realidade, e por isso não precisamos nos preocupar tanto com o que os outros pensam.

  1. Seja consciente de suas vitórias

Uma maneira muito interessante de melhorar a nossa autoestima pessoal. Para isso, convido-lhe a tomar consciência dos seus sucessos e conquistas já realizadas, e repassar aquilo que deseja alcançar no futuro. É um exercício maravilhoso e muito gratificante.

  1. Pare de fazer comparações

Pare de fazer comparações com os outros… como eu ouvi de um grande empreendedor, nunca compare o palco de alguém com os seus bastidores. Cada pessoa é única e possui suas peculiaridades, por isso, passe a se conhecer e identificar os seus pontos forte e os de melhoria. Você vai se surpreender com o que descobrir.

  1. Tenhas metas para a sua vida

Quando você define metas alcançáveis com um plano de ação passo a passo, aumenta muito sua autoconfiança para gerar resultados em sua vida, consequentemente isso aumenta a sua autoestima. E o melhor de tudo, você vive com mais significado e engajamento.

  1. Socialize

Tire um tempo da semana ou do mês para você se encontrar com amigos e conversar, o simples fato de você estar cercado de pessoas que você gosta fará você se sentir bem e assim estará sustentando um dos pilares da autoestima, que é o pilar do sentimento de pertinência, ou seja, é aquele sentimento de pertencer e estar inserido em um grupo de pessoas que te ama. Cultivar os bons relacionamentos faz bem pra nós mesmos e para os outros também.

  1. Faça algo por você diariamente

Quando foi a última vez que você fez algo por você? Muitas pessoas acabam fazendo algo apenas para as outras pessoas e esquece-se de si mesma. Procure retirar um tempo do seu dia para você, seja para fazer um exercício, comer algo que você goste, ouvir uma música, enfim, fazer algo que te deixa feliz. Cuide de você com sendo a pessoa mais importante que existe.

  1. Seja positivo

Faça uma lista com todos os acontecimentos bons de sua vida, e sempre que você começar a se sentir para baixo e triste, pegue essa lista e procure relembrar com intensidade cada memória. Isso fará com que você se mantenha, boa parte do tempo em um estado de bem estar. Além disso, sempre comemore suas conquistas, porque isso eleva grandemente sua autoestima.

  1. Cuide de suas emoções

Procure meios de curar suas feridas emocionais, seja através de técnicas como a EFT, ou através de treinamentos e terapia. Quanto menos emoções desconfortáveis você tiver, maior será sua felicidade e sua autoestima. Como disse Augusto Cury, em seu livro “Seja Líder de Si Mesmo”, “saia da plateia e assuma o palco da sua vida, seja o autor da sua história”.

  1. Preocupe-se em ser cada dia melhor

Concentre-se em melhorar aquilo que você considera que não está satisfeito consigo mesmo. Esta é uma boa forma de aumentar a sua autoestima pessoal, já que permite evoluir tanto interna como externamente. Identifique o que você gostaria de mudar ou conseguir. Em seguida, trace um plano de ação para começar a avançar nas mudanças necessárias para alcançar seu objetivo.

Essas foram as nossas dicas, colocando-as em prática você verá o quanto sua vida vai melhor e você será mais feliz.

Grande abraço, até a próxima!

Helena Matos

Comments

comments