A aprendizagem precisa de motivação!

1362

De fato o que está ocorrendo com a nossa aprendizagem?

Acúmulo de informações ou deficiência de quem está à frente dela?

Isso é uma pergunta intrigante, porém diria que está ocorrendo as duas coisas. Mais de 80% dos indivíduos de todas as idades, de alunos e professores, de intelectuais a iletrados são atingindo pela SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado.

Segundo o IBGE, 79% dos educadores que estão em sala de aula estão insatisfeitos. São dados alarmantes, porém, na mesma pesquisa os professores afirmam que os alunos estão desmotivados na sala de aula.

A aprendizagem precisa de motivação, precisa ter sentindo e propósito.

15417ac64bf50e1410837604

O professor é instrumento de gerir resultado, gerir pessoas, tudo que diz respeito a aprendizagem começa com ele. Precisamos olhar o professor como fator de mudança e transformação na vida das pessoas, tudo é um ciclo, nossa aprendizagem não vai melhorar se quem tiver a frente dela não tiver prazer na entrega.  O ser humano precisa de reconhecimento para se sentir vivo, isso vale mais do que dinheiro.

Neto (1996) diz, a ideia de que no ato educativo seria o professor ter em conta a multiplicidade de estilos motivacionais existentes na sala de aula e ser capaz de adaptar as características dos procedimentos didáticos a multiplicidade.

“Reconhecimentoé a melhor forma de estimular alguém”(Mario Sergio Cortella.)

Sucesso não tem a ver com o dinheiro que você ganha. Tem a ver com a DIFERENÇA que você faz na vida das pessoas. (Michelle Obama)

A planificação da motivação e a ativação da mesma implica adotar metas, de acordo com o tipo de tarefas a que nos propomos, bem como a estimulação de um conjunto de crenças motivacionais, tais como as crenças de auto-eficácia, os interesses pessoais nas tarefas propostas e as crenças sobre a importância dessas mesmas tarefas. Pintrich (2000)

 

Essa defasagem na aprendizagem começa justamente com a falta de reconhecimento do fantástico trabalho feito pelo professor, não existe sentimento melhor, que quando um aluno diz: – Aprendi isso com você professora!

Isso é sentimento de papel cumprido, pois a melhor forma de transformar vidas é ensinando os outros. Quando temos o poder de fazer mudança na vida de alguém, aprendemos muitos mais.

A motivação que precisamos nas salas de aulas, para os professores, alunos e todas as pessoas envolvidas precisa de exposição de motivos ou causas; animação; entusiasmo, quem está fazendo o papel de agente de mudança (professor), tem que acreditar que ele precisa estar motivado para motivar quem precisa da competência dele.

APRENDIZAGEM requer Ação e como semente dessa ação, há o RESULTADOS.

 

Mas para que se realize a ação e esta resulte no aprendizado, é necessário, inicialmente, que haja a VONTADE, nesse caso, a vontade de TRANSFORMAR.

“Acredito que a educação é o grande pilar de um país melhor, pois o ciclo começa exatamente na aprendizagem: como teríamos um médico, advogado, engenheiro se os mesmos não passassem pelo processo chamado aprendizagem?”

“Quando eu percebi, que poderia transformar vidas ensinando pessoas, descobrir minha missão”

Angla Oliveira

Comments

comments